Final Fantasy Tactics é um jogo originalmente feito pra Playstation em 1998 e desde aquela época mostrava que seria um jogo bastante popular entre os fans de RPG. Com uma jogabilidade diferente dos outros jogos da série Final Fantasy os personagens andam no campo de batalha como se fossem peças de xadrez, e as ações são tomadas baseados em turnos e CT. A cada Turno o personagem soma o seu atributo Speed ao CT e assim que alcansa CT=100 então é a vez desse personagem agir. Durante o turno de um personagem ele pode fazer uma ação (act) e um movimento (move), e e após executar as ações o CT volta a ser 0 (zero), exceto se o personagem deixar de se mover ou de agir, aí o CT começa do 20 (caso não utilize o move ou act) ou 40 (caso não faça nada e simplismente espere).
E não para por aí! O jogo tem um sistema de classes onde deve-se evoluir as classes básicas para conseguir novas classes. Para evoluir as classes e comprar habilidades é necessário conseguir JP, adquiridos quando uma ação é bem sucedida. Cada classe tem seu próprio contador de JP e nível e a medida que vai aumentado os niveis das classes novas classes vão aparecenco. E cada classe possui um conjunto de habilidades de ação, reação, habilidades especiais e habilidades de movimentação. Ao todo são 20 classes e mais de 400 habilidades que podem ser conseguidas, além de existir classes especiais disponiveis apenas aos personagens de história. As habilidades de ação podem ser instantâneas ou podem necessitar de tempo para carregar a habilidade (charge), e enquanto se está em charge o personagem fica mais vulnerável a ataques. As habilidade de reação ocorre quando algum evento específico acontece, e a possibilidade da maioria das habilidades de reação (exceto "Weapon Guard" [Parry] e Abandon [Reflexes]) é igual ao Brave do personagem. As habilidades especiais proporcionam algum bonus de combate (ganhar mais JP, aumentar o dano mágico, etc) ou permitem o personagem fazer algo que normalmente não poderia (equipar 2 armas, equipar pistola, etc). As habilidades de movimentação permitem o personagem fazer movimentos alem do normal (aumentando o parametro move ou dando alguma caracteristica como poder voar ou teleportar) ou então dar algum beneficio a quem se movimenta (recuperar HP ou MP quando andar, ganhar JP ou EXP quando andar). Existe uma gama muito grande de habilidades e funcionamentos, o que torna muito dificil descreve-los em sua totalidade em um simples review.
A história se passa no mundo de Ivalice, e o personagem principal é Ramza, um jovem nobre que busca justiça em meio a uma guerra entre nobres para saber quem irá suceder o trono de Ivalice. O mundo onde eles vivem é semelhante a europa na idade média, onde a igreja tinha muita influência e havia distinção entre nobres e plebeus, e os dogmas e corrupção da igreja e dos nobres. A grande questão é o personagem Delita, pois ao final acabamos ficando em duvida se ele é herói ou vilão da história xD. O jogo tambem conta com personagens secretos e side quests (eventos que não fazem parte da história principal e são opicionais) onde o jogador tem possibilidade de adquirir itens raros e habilidades secretas e os personagens secretos.
O Final Fantasy Tactics: The War of the Lions é um remake feito pela SquareEnix do jogo de PS1. Ele segue o padrão widescreen da tela, além de ter varios acrecimos em termos de jogo. Primeiramente foram incluidos CGs a algumas cenas importantes do jogo (na versão americana são dubladas, japonesa somente com legendas) e foram acrecentadas cenas extras, que ajudam a explicar melhor a história e permite jogar algumas lutas usando Delita. Tambem houve um aumento significativo na quantidade de personagens que se pode ter: agora pode-se ter 24 personagens, permitindo manter todos os personagens conseguidos em jogo e também por existir 2 personagens a mais (Luso e Balthier). E ainda foram incluidas mais sidequests como o aniversário de Agrias (onde se ganha um dos novos itens incluidos no game) e a luta onde Balthier se junta ao grupo (ele vem equipado com 2 itens novos).
Mas o que mais era esperado foi a função multiplayer incluida na versão de PSP, onde 2 jogadores podem se unir para cumprir missões ou então lutar entre si em uma batalha contra. No modo multiplayer os personagens não ganham experiência, mas no modo cooperativo você pode ganhar JP para evoluir suas classes. Outra novidade que pode não agradar muito é que o custo de algumas habilidades foram alterados (quase sempre pra +) e a quantidade de JP para evoluir de nivel de classe tambem aumentou, além dos pré-requisitos para conseguir classes novas também aumentaram, ou seja, ficou mais dificil evoluir os personagens, porém, para os mais viciados, existem duas novas classes que são arrazadoras: o Dark Knight e o Omni Knight. Apesar de não haver mudanças na aparencia e quase nenhuma mudança no som o Final Fantasy Tactics: The War of the Lions ganhou melhorias significativas que o tornaram ainda mais prazeroso de se jogar e fará (ou já fez) com que muitos jogadores que já zeraram a versão do PS1 jogarem novamente por muitas e muitas horas.
Pontuação
PS1 |
PSP |
Prós:Simplismente um dos melhores jogos do seu tipo, cenários 3D permitem que a tela "gire" facilitando a visão, muitas habilidades e classes, e muitas horas de jogo garantidos Contras:Não possui multiplayer, tradução ruim dificulta o entendimento da história |
Prós:Mais classes e side quests, belas CGs, nova tradução Contras:Os graficos não foram melhorados e o som não se nota mudanças significativas. O jogo fica mais lento na hora de usar habilidades especiais |
Graficos:8.0 Jogabilidade:9.0 Diversão:9.0 Desafio:8.5 Som:7.0 NOTA FINAL:8.3 |
Graficos:8.5 Jogabilidade:9.0 Diversão:10.0 Desafio:10.0 Som:7.5 NOTA FINAL:9.0 |
8.9 GameSpot 8.5 IGN 7.2 PGN 9.2 Just RPG |
8.0 GameSpot 9.0 IGN 9.0 GameZone 9.1 RPGFan |
Nenhum comentário:
Postar um comentário